abril 2025 - BLOG DO JONNAS ROCHA

30 abril

EM CUSTÓDIA: Justiça cassa prefeito e vice por abuso de poder político e econômico

EM CUSTÓDIA: Justiça cassa prefeito e vice por abuso de poder político e econômico

 


A juíza eleitoral da 65ª Zona de Custódia, Vivian Maia Canen, julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral e determinou a cassação dos registros de candidatura e diplomas do prefeito Manoel Messias de Souza, conhecido como Messias do DNOCS, e da vice-prefeita Anne Lúcia Torres Campos de Lira, além da inelegibilidade dos dois e do ex-prefeito Emmanuel Fernandes de Freitas Gois por oito anos. A decisão foi tomada com base em provas que demonstram abuso de poder político e econômico nas eleições de 2024, incluindo contratações irregulares, compra de votos e pressão sobre servidores municipais.

Segundo a sentença, houve uso indevido da máquina pública com contratações em período vedado por lei, pagamentos condicionados à militância política e ameaças de demissão a servidores. Depoimentos de testemunhas indicaram que contratados recebiam valores extras para cooptar eleitores, em um esquema organizado pela gestão municipal. A juíza concluiu que os réus participaram diretamente ou tinham ciência das práticas irregulares, configurando grave violação à normalidade e à legitimidade do pleito.

A decisão também determina o envio dos autos ao Ministério Público Eleitoral para possível instauração de ação penal e processo disciplinar. Cabe recurso da sentença ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE)​.

 

23 abril

INSS NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL: Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, é afastado após operação da PF

INSS NA MIRA DA POLÍCIA FEDERAL: Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, é afastado após operação da PF

 


O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi afastado da sua função nesta quarta-feira (23) após operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que investiga fraudes em benefícios concedidos a aposentados e pensionistas.

Stefanutto é alvo de buscas. Ele é servidor de carreira do INSS desde 2000 e filiado do PSB, indicado ao cargo pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Alessandro Stefanutto é o sucessor do Glauco Wamburg, também indicado por Lupi. Ele foi exonerado ainda em 2023 por suposto uso irregular de passagens e diárias pagas pelo governo.

Segundo interlocutores do Executivo, além de Stefanutto, o procurador-geral do INSS, Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, também foi afastado.

Ao todo, segundo a PF, seis servidores públicos foram afastados durante a operação.

Além do presidente e do procurador, segundo interlocutores, estão entre os afastados: o coordenador-geral de Suporte ao Atendimento ao Cliente do INSS, Giovani Batista Fassarella Spiecker; o diretor de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, Vanderlei Barbosa dos Santos; e o coordenador-geral de Pagamentos e Benefícios do INSS, Jacimar Fonseca da Silva.

O sexto envolvido, afastado de suas funções, é um agente da PF que trabalha no aeroporto de Congonhas, mas não teve o nome divulgado. Segundo as investigações, ele dava apoio ao esquema.

Ainda de acordo com os investigadores, a fraude no INSS partiu de entidades que representavam os aposentados e pensionistas. Na prática, elas descontavam irregularmente parte de mensalidades associativas — pagamentos recorrentes — aplicadas sobre benefícios previdenciários. Até o momento, no entanto, a polícia não detalhou como funcionava o esquema.

Segundo a PF, as entidades investigadas — que representavam esses beneficiários — descontaram de aposentados e pensionistas, sem autorização, o valor estimado de R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024.

 


21 abril

Papa Francisco morre, aos 88 anos, em Roma.

Papa Francisco morre, aos 88 anos, em Roma.

 

Papa Francisco nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1936, onde se destacou pelo trabalho solidário durante a crise econômica de 2001


O Papa 
 Francisco morreu, aos 88 anos, na madrugada desta segunda-feira (21/4), em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A informação foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell.

O pontífice ficou internado por cerca de 40 dias após uma pneumonia dupla. Nesse sábado (19/4), ele apareceu em público, na basílica de São Pedro, no Vaticano. No Domingo de Páscoa (20/4), fez uma aparição pública na Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.

Durante a aparição pública na Praça de São Pedro ele acenou para as milhares de pessoas que estavam presentes e durante a mensagem de Páscoa fez um apelo aos responsáveis políticos “para que não cedam à lógica do medo, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento.”

Relembre a trajetória:

  • Francisco foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.
  • Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, filho de imigrantes italianos.
  • Formado em química, decidiu seguir a vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958.
  • Papa Francisco lecionou na Faculdade de São Miguel e obteve doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936, e foi eleito pontífice em 13 de março de 2013, quando adotou o nome Francisco, em referência a São Francisco de Assis.

Filho de Mário Bergoglio e Regina Maria Sivori, imigrantes italianos, Francisco se formou em química, mas decidiu se dedicar à vida sacerdotal aos 20 anos, em 1958, quando se tornou padre.

Francisco ingressou no seminário de Villa Devoto e, em 1958, deu início ao noviciado na Companhia de Jesus. Ele foi ordenado sacerdote em 1969, se tornando bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e, em 1998, foi nomeado arcebispo. Já em 2001 foi colocado no posto de cardeal pelo papa João Paulo II.

Apesar da dedicação à vida sacerdotal, Francisco também se debruçou à vida acadêmica, sendo reitor da Faculdade de São Miguel, além de ter doutorado em teologia pela Universidade de Freiburg, na Alemanha.

Já como pontífice, papa Francisco adotou um discurso mais flexível e passou a ser considerado um papa mais progressista. Neste período, ele trabalhou na reconstrução de diversas instituições da Igreja e demonstrou firmeza diante de casos de abusos sexuais envolvendo membros da Igreja Católica.

Em 2023, por exemplo, papa Francisco se reuniu com vítimas de casos de abusos sexuais cometidos por clérigos em Portugal. Na época, ele criticou membros da Santa Fé pela resposta ao escândalo.

Já em 2025, o Vaticano aprovou novas diretrizes para autorizar que homens gays entrem para os seminários, desde que vivam a castidade. O comunicado destaca que os diretores dos seminários devem considerar apenas os aspectos da personalidade dos candidatos e não as orientações sexuais.

16 abril

Prefeitura de Iguaracy firma parceria com a Casa de Saúde Dr. José Evoide de Moura

Prefeitura de Iguaracy firma parceria com a Casa de Saúde Dr. José Evoide de Moura

 


Na manhã de hoje 16, o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, se reuniu com o vice-prefeito e secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Dr. Edson Moura, e a Dra. Márcia, para discutir uma importante parceria com a Casa de Saúde Dr. José Evoide de Moura, localizada em Afogados da Ingazeira-PE. Embora Márcia não tenha podido participar da foto devido a uma viagem, sua presença foi sentida durante a reunião, que teve como objetivo firmar um acordo para a realização de procedimentos de pequenas cirurgias e atendimentos especializados.


A reunião, realizada na Casa de Saúde, foi um passo significativo para a melhoria dos serviços de saúde no município. O prefeito Dr. Pedro Alves enfatizou a importância dessa parceria, destacando que, com essa iniciativa, a administração municipal busca garantir acesso a tratamentos e procedimentos que beneficiarão a população de Iguaracy.

11 abril

Prefeito de Iguaracy Dr. Pedro Alves se reúne com secretário estadual de Turismo e Lazer para tratar do desenvolvimento do município

Prefeito de Iguaracy Dr. Pedro Alves se reúne com secretário estadual de Turismo e Lazer para tratar do desenvolvimento do município

 Na manhã desta sexta-feira (11), o prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, esteve reunido com o secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, Kaio Maniçoba, em uma agenda estratégica voltada para o fortalecimento do turismo e o desenvolvimento econômico do município. Acompanhando o prefeito, esteve o vice-prefeito e também secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Iguaracy, Marcos Melo e Rodrigo Valadares.


O encontro, realizado na sede da Secretaria de Turismo, teve como foco principal a apresentação de demandas e propostas voltadas à valorização do potencial turístico de Iguaracy, com o objetivo de atrair investimentos, fomentar o setor cultural e gerar novas oportunidades para a população.


Para o prefeito Dr. Pedro Alves, o momento é de união de esforços. “Viemos ao Recife em busca de parcerias que nos ajudem a transformar o potencial que Iguaracy tem em ações concretas. O turismo é uma das nossas maiores riquezas, e precisamos de apoio para fortalecê-lo e integrá-lo ao desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou.


O vice-prefeito Marcos Melo, que também atua como secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico do município, destacou a importância do diálogo com o governo estadual. “Estamos aqui para construir pontes. Iguaracy tem muito a crescer, e essas reuniões são fundamentais para garantir que os investimentos cheguem. Saímos otimistas e confiantes de que teremos boas novidades para nossa população”, declarou.

09 abril

IGUARACY:Prefeito de Iguaracy Dr. Pedro Alves segue visitando obras em andamento no município e se prepara para celebrar 100 dias de gestão com programação especial no rádio dia 17.

IGUARACY:Prefeito de Iguaracy Dr. Pedro Alves segue visitando obras em andamento no município e se prepara para celebrar 100 dias de gestão com programação especial no rádio dia 17.

 


O prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves, segue acompanhando de perto as obras em execução no município. Na manhã desta quarta-feira, 9 de abril, ao lado do vice-prefeito e secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico, Marcos Melo, e do secretário de Viação, Obras e Serviços Públicos, Fábio Torres, ele realizou visitas técnicas a importantes frentes de trabalho promovidas pela gestão.

Durante a agenda, foram vistoriadas as obras de saneamento na Rua Luiz Quaresma, os serviços de saneamento na Rua da Feira de Animais em Jabitacá, além da recuperação da PE-282, uma importante via que liga comunidades rurais à sede do município e Jabitacá. Parte dos trabalhos de recuperação da estrada entre Jabitacá e Iguaracy também contou com o acompanhamento do vereador Chico Torres. Essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura com a infraestrutura e as condições de vida da população iguaraciense.

“Nosso objetivo é estar sempre perto da população, acompanhando de perto cada obra, cada ação. Queremos uma gestão presente, que ouve e resolve, que transforma a vida das pessoas. Esses 100 dias mostram que estamos no caminho certo, e ainda temos muito trabalho pela frente”, destacou o prefeito Dr. Pedro Alves.


Além das visitas, a gestão municipal se prepara para um momento de celebração: os 100 dias de governo. Para marcar a data, o prefeito Dr. Pedro Alves e o secretário Marcos Melo participarão, no próximo dia 17 de abril, de uma entrevista ao vivo no programa que é transmitido pela Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, com reprodução simultânea pela Rádio Cidade FM, de Tabira.


A transmissão terá início ao meio-dia e integrará o programa institucional da Prefeitura. Durante a entrevista, os gestores vão apresentar um balanço das ações realizadas, discutir os desafios enfrentados e anunciar os próximos projetos para o município.

09 abril

INGAZEIRA: Ingazeirense e desembargador Bartolomeu Bueno receberá homenagem do TJPE nesta sexta-feira.

INGAZEIRA: Ingazeirense e desembargador Bartolomeu Bueno receberá homenagem do TJPE nesta sexta-feira.

 


Mais um Ingazeirense fará história no ceio da justiça em Pernambuco. O Tribunal Pleno do TJPE prestará uma homenagem ao desembargador Bartolomeu Bueno de Freitas Morais nesta sexta-feira (11), às 16h. Decano da Corte, Bartolomeu atuou por 42 anos na magistratura pernambucana e decidiu antecipar sua saída do cargo, embora ainda tivesse cinco anos de exercício como desembargador, com todas as prerrogativas do posto. A solenidade será aberta ao público e reunirá colegas de toga, servidores, advogados e representantes da sociedade para celebrar sua trajetória.

08 abril

Justiça cassa vereador do MDB de Triunfo e anula votos do partido por fraude à cota de gênero

Justiça cassa vereador do MDB de Triunfo e anula votos do partido por fraude à cota de gênero

 

Do Blog do Júnior Campos



A Justiça Eleitoral de Pernambuco cassou o mandato do vereador Eusébio dos Santos, eleito pelo MDB em Triunfo nas eleições de 2024, por fraude à cota de gênero. A decisão foi assinada pela juíza Ana Carolina Santana, da 67ª Zona Eleitoral, no último dia 2 de abril, no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

Na sentença, a magistrada reconheceu a prática de abuso de poder político por parte do partido, ao burlar a legislação que estabelece a cota mínima de candidaturas femininas. A fraude ficou evidenciada com a candidatura de Maria do Carmo do Nascimento Santos, que recebeu apenas um voto e não realizou nenhum ato de campanha, não havendo qualquer publicação em suas redes sociais que indicasse participação ativa na disputa eleitoral. Embora tenham sido declaradas despesas com materiais gráficos em sua prestação de contas , não há prova de que os materiais tenham sido efetivamente distribuídos.

Segundo a acusação, a prestação de contas teria sido “montada” apenas para cumprir formalmente a cota mínima exigida por lei, inclusive apresentando conteúdo idêntico ao de outra candidata que também obteve votação inexpressiva, sugerindo padronização e tentativa de simulação.

A juíza concluiu que o MDB de Triunfo apresentou, no mínimo, uma mulher que não tinha qualquer intenção ou vontade de concorrer ao pleito, apenas para alcançar a cota de gênero prevista na legislação eleitoral, configurando fraude à lei e burla ao sistema eleitoral. A parte autora requereu a cassação do registro de candidatura ou do diploma de todos os vereadores eleitos pelo MDB no município, bem como a declaração de inelegibilidade de todos os investigados por oito anos.

Com base nas provas, a Justiça decretou a inelegibilidade de Genildo Francisco dos Santos, presidente do MDB municipal, e da candidata Maria do Carmo, por fraude à norma do artigo 10, §3º, da Lei das Eleições. Também determinou a cassação do diploma do vereador Eusébio dos Santos, por ter sido diretamente beneficiado, assim como dos suplentes da legenda, e declarou a nulidade de todos os votos conferidos ao MDB nas eleições proporcionais de 2024 para o cargo de vereador. A sentença determina ainda a retotalização dos votos, com novo cálculo do quociente eleitoral, para redistribuição das vagas na Câmara Municipal de Triunfo.

Além disso, a magistrada ordenou o envio dos autos ao Ministério Público Eleitoral para possível instauração de processo disciplinar e ação penal, bem como o registro da inelegibilidade dos envolvidos nos sistemas da Justiça Eleitoral. A decisão ainda cabe recurso.